DAE reforça campanha de uso racional de água com palestras em empresas

Publicada em

Desde janeiro a DAE Jundiaí vem trabalhando a gestão dos recursos hídricos para continuar fornecendo água à população, mesmo com a crise hídrica. Uma das ações para divulgar e incentivar o uso racional da água, são palestras educativas realizadas em indústrias da cidade, com o diretor de Mananciais, Aray Martinho, e o assessor técnico Silvio Marques.

A palestra começa com um vídeo institucional que aborda todo tratamento da água e de esgoto em Jundiaí. Após a exibição do material, os representantes da DAE abordam vários assuntos, entre eles, a atual situação do abastecimento no município.
Já fizeram parte deste projeto a CBA, Roldão, Bematech, Foxconn, Winter e Sifco. A analista de treinamento e desenvolvimento do Roldão, Solange Marques, afirma que esta ação é importante para a conscientização dos funcionários. “Por mais que realizem campanhas, pelos canais de comunicação, precisamos aproximar os colaboradores deste assunto, que está impactando tanto nossas vidas.”

Estas palestras são realizadas para grupos de no mínimo 40 pessoas. Interessados devem entrar em contato pelo email marlus.saltini@daejundiai.com.br.

Outra ação é o projeto Pingo de Gente, realizado pela Assessoria de Relações Educacionais da DAE, com visitas escolares às Estações de Tratamento de Água Anhangabaú (ETA) e de Esgoto (ETE). O programa é voltado principalmente a alunos do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), que durante as visitas conhecem todo o processo de tratamento de água e esgoto no município. O projeto também contempla a peça teatral “Acauã: A Magia das Águas”, apresentada na sede da DAE ou nas escolas interessadas.

O coordenador pedagógico, Rafael de Queiroz, conta que as crianças recebem material pedagógico e são alertadas sobre a importância de preservação dos recursos hídricos. “Sempre chamamos a atenção para o uso consciente de água.” Segundo ele, só neste segundo semestre de 2014 cerca de 950 crianças participaram das visitas e pelo menos 2 mil assistiram ao teatro.