Jundiaí está entre as cinco melhores do país em saneamento no ranking do Trata Brasil

Publicada em

Jundiaí é uma das cinco melhores em saneamento do Brasil. O município está na 5ª posição do ranking do Instituto Trata Brasil, que avalia a situação das 100 maiores cidades do País, com dados do SNIS 2012 (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento) do Ministério das Cidades.

A cidade ficou à frente  da média dos 100 municípios no que se refere ao total de pessoas atendidas pelo tratamento de água e esgoto, com  porcentual de 97,7%, enquanto a média da população é de 92,2%.

O diretor-presidente da DAE, Jamil Yatim, quer melhorar esse número. “Tenho certeza que apesar de já estarmos numa boa colocação, há grandes chances de subirmos já no ano que vem. Os índices dos primeiros colocados são muito semelhantes.”

Outra boa notícia é que o trabalho desenvolvido pela DAE vem refletindo na redução de perdas de água, que tem um índice aproximado de 30%. Ele cita como exemplo para evitar o desperdício ações como a troca anual de 15 mil hidrômetros e a instalação de válvulas redutoras, que diminuem a pressão nas redes. “A meta é reduzir cada vez mais este índice.”


Leia mais sobre , ,