DAE investe em reaproveitamento de terra

Publicada em

DSC_4422

A DAE Jundiaí começou, essa semana, a separar a terra do entulho resultante de obras realizadas no município. Agora, 70% do material que ficava armazenado em terreno na sede da empresa será reaproveitado.

“Além de reduzir custos para a empresa, é um grande avanço para o meio ambiente”, explica o diretor de Operações, Valter Maia. “Se fôssemos pagar para descartar essa terra sairia o dobro do valor que estamos empregando para fazer a reciclagem.”

A separação é feita por uma máquina irlandesa chamada Peneira Móvel. O entulho cai numa grande peneira, que separa a terra das pedras. Depois de limpa, essa terra será aplicada em obras de manutenção da DAE, como preenchimento de valas, base e sub-base.

Já as pedras, capa de asfalto e outros resíduos serão encaminhados Geresol (Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos), para serem britados e transformados em agregado reciclado (material utilizado para a execução de calçadas, mesas e bancos de praças).
Nessa primeira etapa, serão separados cerca de 5 mil m³ de material. Segundo Maia, a intenção da diretoria é fazer a separação periodicamente.


Leia mais sobre ,